sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NONO ENCONTRO DO GESTAR II- LINGUA PORTUGUESA

26-09-2009 TP 6
Unidades 23-24
Unidade 23 – O processo de produção textual: revisão e edição
Unidade 24 – Literatura para adolescentes
Oficina 12

Demos início com as boas vindas aos cursistas. Fizemos um comentário das unidades 23 e 24. Os cursistas comentaram os “avançando na prática” aplicados em sala com seus alunos. Muitos professores optaram pelas atividades do avançando referente as gírias, por ser um assunto que o adolescente tem mais afinidade.

Tanto os professores como os alunos puderam conhecer gírias que desconheciam. Uma coisa que os alunos deixaram claro que usam a gíria quando estão com amigos, já em casa, com o pai e a mãe procuram usar outro vocabulário. A criatividade deles é surpreendente. Foi um assunto muito legal de comentar devido ao grande número de gírias que o jovem conhece. Na parte final da oficina muitos livros foram trazidos para a sala, assim os professores elaboraram as atividades sugeridas na oficina de uma forma bem interessante. Houve algumas sugestões dos cursistas, entre elas destacamos uma : O aluno ao pegar o livro de literatura que melhor lhe agradar escreverá uma síntese da história apenas observando a capa, o título e o autor , entregará à professora.

Quando o aluno terminar a leitura da obra a professora devolverá a síntese, com isso ele irá comparar o diagnóstico que fez no início com que realmente a história traduz .




Nenhum comentário:

Postar um comentário