segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SEXTO ENCONTRO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

Realizamos dia 01/08/2009 o 6º encontro do GESTAR II – Matemática. Iniciamos nossas atividades as 07:30 com a presença dos cursistas de Língua Portuguesa e Matemática, pois a oficina seria iniciada com a proposta de construção de projetos. Nesse primeiro momento houve a orientação sobre como elaborar um projeto inerente a propostoa do GESTAR II para cumprir o cronograma do curso envolvendo todos cursistas, com a carga horária de 40 horas a ser trabalhada. Apresentamos em slides as informações da construção de projetos e indicamos fontes de leitura para melhor embasamento teórico. Resumidamente orientamos conforme o seguinte registro:
Etapas para a construção do projeto
1) PROBLEMÁTICA: constatação de uma situação de entrave à aprendizagem, deve ter relação direta com a temática.

2) TEMÁTICA: é a proposta para atenuar o problema. Deve ser definida visando também desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa, contextualizando-os à realidade da sala de aula.

3) JUSTIFICATIVA: por que realizar o projeto?
Esclarecer a importância para o grupo, tendo como referência a proposta curricular.

4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: deve conter teóricos que embasem os argumentos apresentados.

5) OBJETIVO GERAL: deve estar representando objetivos que determinam mudanças amplas (formar cidadão, visão crítica, leitor crítico, usuário da língua, produtor autônomo, etc.)

6) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: para quê, tem uma relação direta com os conteúdos. Destrinchando o objetivo geral (comparar, pesquisar, contribuir, observar, conscientizar, conhecer, interpretar, analisar, etc.)

7) METODOLOGIA: devem estar presentes as estratégias (como será o caminho, a forma escolhida e recursos para trabalhar os conteúdos?)

8) CONTEÚDOS: deve-se observar a adequação quanto a quantidade, tempo destinado ao projeto e a maturidade do público envolvido.

9) PÚBLICO ALVO: equipe de trabalho, relacionar as pessoas envolvidas e suas atribuições na execução do projeto.

10) CRONOGRAMA: como o projeto vai ser executado e cada fase. Quando? Quem fará? Por quanto tempo?

11) AVALIAÇÃO: serão criados instrumentos? Como o projeto será avaliado?



12) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: fontes utilizadas para a elaboração do projeto (autores, sites, revistas...)
.
EXEMPLO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
DENGUE
LÍNGUA PORTUGUESA: leitura, compreensão e produção textual sobre a doença;
MATEMÁTICA: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas;
HISTÓRIA: contexto histórico da doença – Quando surgiu? Quem descobriu?
GEOGRAFIA: elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença no estado;
ARTES: desenho do mosquito, peça teatral;
INGLÊS: tradução de textos, vocabulário;
CIÊNCIAS: higiene, formas de transmissão da doença, cuidados.
Após orientações, dividimos em grupos os cursistas para construir um projeto interdisciplinar. Durante uma hora e quinze minutos, foi criado um tema e rascunhado projetos distintos a serem apresentados na oficina, que foi de grande valia para esse momento, pois as idéias foram muito criativas e permitiram enriquecer ainda mais o conhecimento de situações novas a serem compartilhadas entre as escolas, para enfim envolver os alunos para uma aprendizagem mais eficiente e de qualidade.
Finalizados os trabalhos com projetos, separamos os cursistas de Língua Portuguesa , agora dando continuidade a TP 5 Unidade 17-18. Comentamos as atividades aplicadas em sala dos avançando na prática, onde os professores registraram o quanto os alunos estão apreciando as tarefas sugeridas. Foi distribuída aos cursistas a música “valsinha” de Vinicius e Chico Buarque para uma análise estilística. Passamos a parte final da oficina, cuja proposta era análise de um texto publicitário. Comentamos o assunto e deixamos para terminar no próximo encontro.

Um comentário:

  1. Claúdia,
    Seu blog está lindo!
    Aqui é possível conhecer a qualidade de seu trabalho, sua criatividade e sua competência

    ResponderExcluir