quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Décimo primeiro encontro do GESTAR II- Língua Portuguesa

24-10-2009 TP
1Unidade 03 - O texto como centro das experiências no ensino da língua
Unidade 04 - A intertextualidade

Iniciamos a oficina com a leitura da fábula “as sete maravilhas do mundo”, recortado o último parágrafo, assim cada cursista após a leitura teria que listar, o que para ele, eram as sete maravilhas do mundo.

Terminada a leitura e feita a lista, os cursistas leram o que para eles eram as sete maravilhas do mundo, só depois foi distribuído o último parágrafo da fábula original.

Foi um momento de reflexão porque muitas vezes valorizamos algo e deixamos de dar valor naquilo que é realmente essencial.

A seguir os cursistas trocaram experiências apresentando os avançando na prática aplicados em sala.

Na parte 3 da oficina lemos a fábula “A língua” e desenvolvemos atividade sugerida pela TP.
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, lhes foi pedido que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, prevaleceram os votos:
1) O Taj Mahal
2) A Muralha da China
3) O Canal do Panamá
4) As Pirâmides do Egito
5) O Grand Canyon
6) O Empire State Building
7) A Basílica de São Pedro







Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina ainda não tinha virado sua folha. O professor, então, perguntou à ela se tinha problemas com sua lista. Meio encabulada, a menina respondeu: — Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitas as maravilhas.
O professor disse: — Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la. A menina hesitou um pouco, então leu: — Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1 — VER
2 — OUVIR
3 — TOCAR
4 — PROVAR
5 — SENTIR
6 — PENSAR
7 — COMPREENDER






AMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário